Para todas as idades - quinta-feira, 13 de agosto de 2026
No próximo fim de semana, no sábado (15/8) e domingo (16/8), Curitiba recebe o Festival de Inverno do Centro Histórico – Sementes e Frutos do Paraná, na Praça João Cândido, no bairro São Francisco. O evento reúne atrações culturais, musicais e gastronômicas, além de uma programação voltada ao público de todas as idades.
Promovido pela Rede Empresarial do Centro Histórico, o evento tem a expectativa de reunir cerca de 13 mil pessoas nos dois dias.
A programação é dividida entre o palco musical e a tenda central da praça. Entre as atrações estão apresentações de grupos folclóricos de diferentes países, como o Grupo Folclórico Siciliano Isolada del Sole. A tenda também recebe performances e interações circenses com o público, realizadas pela Cia dos Palhaços.
No palco musical, o público poderá acompanhar apresentações de diferentes artistas e grupos, com destaque para nomes da cena local e regional, como o show de percussão Toda Pele, da cantora Thayana Barbosa, e o Vina Lacerda Quinteto, clássico da cena instrumental de Curitiba.
Representantes do comércio de São José dos Pinhais também marcarão presença no Festival, por meio do programa Curitiba Mais Integrada. da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, promovendo produtos regionais. Os dois empreendimentos selecionados foram a Queijaria Sapori Italiani, de queijos artesanais e produtos típicos italianos e o Montana Funghi, com opções de lanches e pratos à base de cogumelos.
O Festival de Inverno também conta com atividades voltadas ao público infantil durante os dois dias de evento. Na Praça João Cândido, o Espaço da Criança funciona das 10h às 17h, com jogos gigantes, cama elástica e esqui de grama.
Das 13h às 17h, a Universidade Livre do Esporte (ULE) promove brincadeiras adaptadas para neurodivergentes, ampliando as opções de lazer para as famílias durante o festival.
Em parceria com o Senac, o Festival de Inverno vai disponibilizar aulas gratuitas de gastronomia e cultura com alimentos típicos da região, como o mate, pinhão e café. A ideia é valorizar a tradição da culinária típica paranaense, principalmente a gastronomia de inverno, uma das atrações turísticas da capital.
As aulas vão desde experiênciasde inverno com pinhão e especiarias, até harmonização de cafés e queijos. Tudo pensado para os inscritos vivenciarem de perto o inverno a partir de pratos e alimentos típicos de Curitiba. A programação das aulas ocorre das 13h às 15h, no deck próximo às Ruínas, na Praça João Cândido.
O evento ainda conta com um roteiro especial do Curitiba Free Walking, com uma caminhada de aproximadamente duas horas pelo Centro Histórico de Curitiba, partindo do Belvedere da Praça João Cândido. Durante o passeio, os participantes conhecerão mais sobre a história, as lendas e as curiosidades locais.
O passeio ocorre às 11h e 17h no sábado e às 11h no domingo. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site do Curitiba Free Walking.
Festival de Inverno do Centro Histórico – Sementes e Frutos do Paraná
Data: 15 e 16 de agosto
Local: Praça João Cândido – São Francisco, Curitiba
Entrada: gratuita
Sábado – 15 de agosto
Palco Música
Tenda Central da Praça
Domingo – 16 de agosto
Palco Principal
Tenda Central da Praça
Espaço da Criança – sábado e domingo
Espaço Rede – Deck em frente às Ruínas
15 de agosto
16 de agosto
Curitiba Free Walking