Instituto Ciudades del Futuro escolhe Curitiba como cidade-sede

Ecossistema DTI - quarta-feira, 6 de setembro de 2023

noticia em destaque
Reunião do Ecossistema Curitiba Destino Turístico Inteligente, nas intalações do Hotmilk da PUC-PR. Curitiba, 06/09/2023. Na imagem, a Comissão Diretiva do Ecossitema DTI, Tatiana Turra, Presidente do Instituto Municipal de Turismo, Giovanni Diego Bagatini, da Fecomércio e Patrícia Albanez, do Sebrae-Pr. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Nesta quarta-feira (6/9), o Ecossistema Curitiba DTI (Destino Turístico Inteligente) se reuniu para apresentar os avanços das ações desenvolvidas pelos grupos de trabalho em 2023. O encontro foi marcado pela entrada de novos integrantes que prometem ampliar ainda mais as discussões e projetos que visam aprimorar a experiência do turista na cidade.

“Quero dar as boas-vindas aos novos participantes, o ecossistema fica mais forte com a chegada de vocês. Estamos nos preparando para a certificação do Ministério do Turismo e a participação de todos é muito importante”, reconhece Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Tatiana ainda anunciou que a cidade de Curitiba foi escolhida para a sede no Brasil doInstituto Ciudades del Futuro(ICF), parceiro no processo de avanço na construção do modelo metodológico que permite o desenvolvimento de "Destinos Turísticos Inteligentes" no Brasil.

Ecossistema DTI

O Ecossistema Curitiba DTI é uma iniciativa que reúne empresas, organizações da sociedade civil, academia e órgãos governamentais com o propósito de promover o desenvolvimento, a inovação e a tecnologia na capital paranaense. O foco principal é aprimorar a experiência dos turistas que visitam a cidade, tornando-a mais atraente e eficiente.

“À medida que o Ecossistema Curitiba DTI avança, podemos esperar que a cidade continue a se destacar como um destino turístico de excelência, oferecendo ótimas experiências aos que a escolhem como destino”, declara Wellington Medeiros, coordenador do Programa DTI no Instituto Municipal de Turismo.

Durante o encontro, integrantes do Ecossistema se dividiram em pequenos grupos de discussão e apresentaram os resultados das ações desenvolvidas ao longo deste ano. Temas como governança, segurança, sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade, transporte, marketing e inovação estiveram em destaque.

Novos integrantes

Um dos destaques do encontro foi a entrada de novos integrantes no Ecossistema Curitiba DTI. Por meio de manifestação de interesse e assinatura do Termo de Adesão, esses novos atores se comprometeram a participar ativamente dos Grupos de Trabalho, trazendo experiências e conhecimentos para colaborar nas discussões e contribuir para as entregas de projetos inovadores.

Novos integrantes do Ecossistema DTI em Curitiba

Setor empresarial
Vivienciar Turismo:Paula Patrícia Torres Teixeira;Broder:Eduardo Ramires e Leandro Alves (suplente);Única Entregas:Gislaine Queiroz;CEP Transportes:Lucimar Machado
Suplentes: ICities:Juliana Palácios e Nathalia Hilann;Wifi Wiz:Henrique Cirelli

Poder público
Secretaria Municipal do Meio Ambiente:Loriley Kikuti (suplente);Secretaria Estadual de Turismo (SETU):Daniela Caster (suplente)

Sociedade civil
Curitiba Convention e Visitors Bureau (CCVB): Gislaine Queiroz e Cristiane Santos (suplente)

Representando a academia
UTFPR/ Design: Cindy Renate Piassetta Xavier