Programa Turismo Futuro Brasil - quinta-feira, 11 de maio de 2023
Nesta quinta-feira (11/5), prefeitos, secretários e técnicos que participam do 1º Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil visitaram alguns dos principais atrativos Curitiba que apresentam fortes características de Destino Turístico Inteligente (DTI).
A programação começou pelo Mercado Municipal e de Orgânicos, um dos pontos turísticos mais populares da cidade, onde circulam mais de 30 mil pessoas por semana. Lá, os visitantes tiveram a chance de conheceras iniciativas de sustentabilidade e inovação, além dos produtos típicos da região e artesanatos locais.
Luiz Maskow, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, apresentou ações como o Armazém da Família, Mesa Solidária, Restaurante Popular, Jardins de Mel, cooperativas, hortas urbanas e feiras livres. Falou sobre o primeiro mercado de orgânicos certificado do Brasil e a inovação da gestão compartilhada do espaço. “O nosso cinturão verde é composto por mais de 34 mil produtores locais”, salientou Luiz.
Na sequência, a guia de turismo Carol Moreno, apresentou os aspectos históricos do local que já ocupou 4 espaços diferentes até se fixar na atual sede. “O Mercado Municipal tem quase 160 anos de história”, pontuou.
O prefeito da cidade histórica de Penedo (AL), Ronaldo Pereiro Lopes, disse que já esteve em Curitiba em outras oportunidades antes de ser prefeito e que desta vez está com o olhar mais atento. “Estamos nos inspirando em experiências de Curitiba, que é um exemplo de urbanização. Penedo é bem menor, mas queremos adequar diversas ações para a nossa cidade”, declarou.
Para Vanessa Leal, secretária municipal de Turismo de Pirenópolis (GO), a experiência está sendo muito enriquecedora.
“Curitiba está um passo a frente em muitas questões e nos inspira muito. Nossa cidade está no coração do Brasil e tenho certeza de que vou sair daqui com mais do que ideias, vou levar projetos”, declara.
Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, está animada com a cidade e já planeja convidar todos os prefeitos da Paraíba para visitarem Curitiba e trocarem experiências com o poder público municipal.
“Percebo como os projetos em Curitiba são estruturantes, trabalham o fortalecimento da governança, sustentabilidade e inovação, eu saio daqui bem enriquecida”, salienta.
Durante a tarde, as visitas continuaram no Jardim Botânico,que conta com uma estrutura moderna e interativa para os visitantes. No espaço são cultivadasuma grande variedade de plantas e árvores de diferentes espécies.
Outro local visitado foi o FabLab, um espaço de inovação tecnológica onde é possível desenvolver projetos criativos e experimentar diferentes tecnologias. A equipe teve a oportunidade de conhecer de perto algumas das novidades mais interessantes do mundo da tecnologia, além de aprender sobre os desafios e oportunidades que a área oferece.
Por fim, a comitiva visitou a Fazenda Urbana, um espaço que tem ganhado destaque nos últimos anos por sua produção de alimentos orgânicos em meio à cidade. Eles conheceram técnicas de cultivo utilizadas e aprenderam mais sobre a importância da agricultura urbana para a promoção da saúde e da sustentabilidade.
Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de turismo de 11destinos, além de Curitiba, ecoordenadores estaduais de turismo do Sebrae participam da Missão Técnica, que tem como objetivo a troca de experiências e conhecimentos entre as cidades participantes.São elas: Pirenópolis (GO),Bonito (MS),Penedo (AL), São Luis (MA),Recife (PE),Novo Airão (AM),Belém (PA),Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP),Paraty (RJ),Bombinhas (SC) eCuritiba (PR).