Primavera chega com as feiras especiais da Osório e Santos Andrade

Estão voltando as flores - sábado, 24 de setembro de 2022

noticia em destaque
Abertura da Feira de Primavera na Praça Osório. Na imagem turistas Magali Barbosa Teixeira e Ivanir Teixeira - Curitiba, 22/09/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A estação das flores começa nesta quinta-feira (22/9) e dá início às Feiras Especiais de Primavera eCrianças das praças Osório e Santos Andrade, no Centro. Organizadas peloInstituto Municipal de Turismo,as feiras vão até dia 11 de outubro.

Na Praça Osório, são59 barracas,e na Santos Andrade, oito. Nos dois locais, há opções deartesanato com motivos da primavera, presentes para o Dias da Crianças, celebrado em 12 de outubro, arte egastronomia local, com preços para agradar os bolsos os curitibanos e turistas.

Para crianças e adultos

Dentre os feirantes deste ano estão Tânia Schubert, de 61 anos, e o filho, Raul, de 31 anos. Ambos administram um negócio (@creat3dbr) de venda de bonecos feitos com uma impressora 3D. “Meu filho faz a impressão e nós polimos a peça. Lixamos, pintamos de colorido, mas às vezes só sombreamos e adicionamos detalhes artesanais que deixam a figurinha mais bonita”, relata Tânia.

Para a criançada fã de cultura pop, na barraca é possível encontrar personagens de grandes franquias do cinema, como Harry Potter, Senhor dos Anéis e Como Treinar o Seu Dragão, além de animações japonesas de sucesso, como Naruto, Pokemon e One Piece.

Para os pais, as opções das feiras são diversas, desde perfumaria e decoração até roupas e utensílios domésticos. A expositora Luciana Claassen, de 41 anos, estreia suas decorações artesanais na Feira de Primavera deste ano. Antes, ela trabalhava apenas na feira do bairro Bacacheri. Luciana, produz mandalas feitas de lã e varetas de bambu (@devasmandalas).

“Eu me profissionalizei durante a pandemia, depois que nossa empresa de educação física fechou. Hoje, já vendo para 18 estados e para o exterior. Nossa proposta é trazer as cores e a harmonia das mandalas para o ambiente”, conta Luciana.

A artesã também participou recentemente da exposição Curitiba em Fios, realizada pelo Sesc Caiobá, para a qual produziu 11 modelos exclusivos com os símbolos curitibanos, como o pinhão, a Rua das Flores e a gralha azul.

Turistas aproveitam

As cariocas Magali Barbosa Teixeira, de 71 anos, e Ivanir Teixeira, de 62 anos, estão aproveitando a aposentadoria para viajar com os maridos. Em Curitiba, já chegaram prontas para comprar e aproveitar as tradicionais feirinhas.

“Hoje, vamos sair daqui cheia de sacolas. Já compramos uns chinelos macios de jeans para os maridos. Mas a tentação de verdade é a comida, não dá nem para olhar muito, se não, já viu”, brinca Magali.

Serviço: Feiras Especiais de Primavera eCrianças

Praça Osório
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h30 às 19h30

PraçaSantos Andrade
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h.

Até 11 de outubro

LEIA MAIS