Escola de Turismo: cursos gratuitos valorizam o potencial de Curitiba

Destino Receptivo - segunda-feira, 9 de maio de 2022

noticia em destaque
Escola de Turismo lança projeto comemorativo ao Instituto Municipal de Turismo. Foto: Divulgação

Em homenagem aos 17 anos do Instituto Municipal de Turismo (IMT), comemorado nesta terça-feira (10/5), a Escola de Turismo, que faz parte do IMT, lança o projeto Curitiba Destino Receptivo. Serão várias capacitações gratuitas para preparar e sensibilizar os profissionais que atuam nos diversos setores ligados à atividade.

“O projeto surge em um importante momento, quando os turistas estão voltando para suas rotinas de viagens e precisamos estar preparados para bem recebê-los”, declara Tatiana Turra, presidente do IMT.

Os cursos serão realizados de forma continuada em turmas de formações nas áreas de hotelaria, gastronomia, viagens, parques temáticos, aviação, transporte rodoviário, receptivo turístico, guias de turismo, eventos, servidores públicos, entre outros segmentos, com o intuito de propagar Curitiba como um destino turístico de excelência.

O projeto começa com a abertura de 530 vagas, em 20 turmas, com temas como Jardim Botânico de Curitiba, Painéis de Poty Lazzarotto, Paranismo, Apresentação Ilustrativa do Skyline da Cidade a partir do Mirante da Torre Panorâmica, Diversidade Religiosa.

Os interessados em participar das atividades, que serão certificadas, podem acessar o site Aprendere,clicar na aba de menu TURISMO, onde os cursos estarão identificados com o título CURITIBA DESTINO RECEPTIVO.

Outras informações poderão ser obtidas pelo site do Instituto Municipal de Turismo ou pelo email programaescoladeturismo@curitiba.pr.gov.br.

Curitiba Destino Receptivo

O projeto chega com novas parcerias e será desenvolvido de forma integrada e intersetorial com órgãos municipais como a Fundação Cultural, a Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), a Fundação de Ação Social (FAS), a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, além do apoio de instituições como o Senac, Sesc, Sebrae.

“As atividades estão sendo planejadas e vão mesclar teoria e prática para que Curitiba possa valorizar cada vez mais seu potencial turístico e se consolidar com um dos principais destinos turísticos nacionais”, ressalta Leandro Meller, coordenador do Programa Escola de Turismo.

17 anos de fomento

Criado em 10 de maio de 2005 pela Lei Municipal n° 11.408/05, o Instituto Municipal de Turismo é uma autarquia da estrutura do Município de Curitiba.

Responsável pela gestão da Política de Turismo na cidade, tem atuado no desenvolvimento do turismo e de todo o trade turístico. Desenvolve um importante papel no processo de retomada e aceleração econômica nas diversas ações desenvolvidas no setor.

Programa Escola de Turismo

Lançado no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro de 2021, o programa Escola de Turismo tem capacitações e qualificações para a promoção e o desenvolvimento integral da atividade turística e do trade.

De forma inovadora, vem sendo o primeiro programa a posicionar Curitiba como o principal polo de qualificação para o turismo no território nacional e consolidando a cidade como um dos principais destinos turísticos do País.